Um projeto que integra animais de estimação no ambiente hospitalar tem ajudado na recuperação de pacientes em um hospital de Ilhabela. Nos leitos do Hospital Mário Covas, os pacientes têm, todas as quintas-feiras, a oportunidade receber a visita e interagir com três personagens diferentes do hospital: dois cachorros e um coelho.

O coelho, batizado de ‘Veludo’, é acompanhado por ‘Bernardo’, que é um cão da raça Cane Corso, e ‘Charlote’, que é da raça Border Collie. Para entrar no hospital, os pets passam por um protocolo de segurança. A condição deles é monitorada, com vacinação e controle de ectoparasitas.

Após a visita dos animais, os quartos, leitos e mãos dos pacientes são higienizados pelas equipes do hospital. Todo o processo faz parte do programa de Terapia Assistida por Animais (TAA), do Projeto Integração.

A visitação dos animais aos pacientes também é acompanhada por psicóloga. As visitas são para pacientes de todas as idades. Segundo especialistas, a terapia assistida por animais traz diversos benefícios, podendo colaborar para o alívio da ansiedade, da pressão arterial, da alta frequência cardíaca, de triglicérides, do colesterol, do estresse e da depressão.

( Fonte: G1 – Vale do Paraíba )

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *